Ecologia e Cristianismo

Hoje se faz necessário
que entendamos que fazemos parte de um conjunto maior,por isto devemos cuidar
bem de nosso planeta para percebermos nosso lugar dentro do todo .na visão
antropocêntrica moderna a terra nada mais é do que um espaço a ser explorado
até as ultimas consequências dentro de uma visão ecológica deve se encarar a
terra como o lar comum de todos os seres e também morada de Deus.
Através desta ótica
podemos ler os textos bíblicos e visualiza lo com uma perspectiva ecológica.
No livro do gêneses
podemos perceber o lugar adequado reservado a espécie humana ,no domínio da
criação mas também no cuidado da mesma.
Seguindo a sagrada
escritura vemos mais adiante no livro do deuteronômio a recomendação ecológica
de Deus ao povo de Israel ,quando orienta aos hebreus que ao encontrarem um
ninho de pássaros que apanhassem os ovos mas deixassem viva a mãe pássaro dona
do ninho.
O mito é uma
linguagem utilizada para expressar as convicções de um povo, também o povo de
Israel utilizou se desta linguagem mítica para expressar sua fé ,e sua visão da
criação do universo ,muito provavelmente baseada em mitos de outras culturas
que permeavam seu tempo.
Na visão hebraica
vemos uma narrativa mítica onde o Deus Yahveh, realiza todo o processo de
criação, extraído o homem da terra (barro)e o criando a sua imagem e semelhança
e designando ao homem a dominação da criação .
Em Gn 2-3 podemos
encontrar a contraposição do binômio “sujeitar e dominar” pelo binômio
“cultivar e guardar” e assim homem e mulher se tornam a imagem do Deus criador.
Já o lugar do homem
neste contexto é de criatura que ao contrario do criador tem sua vida limitada,
é conferida a ele a tarefa de administrar e cuidar da criação usufruindo dela
com responsabilidade.
No novo testamento
torna se mais difícil de perceber uma mensagem ecológica, mas o senhor Deus e
em alguns momentos referenciado como o Deus Criador, e o apostolo Paulo afirma
que o Poder de Deus é reconhecido desde o inicio da criação através das coisas
eu por ele foram criadas. A uma forte distinção entre o Criador e a criatura, e
apresenta a criação ansiosa na expectativa de ser libertada pelo messias.
Segundo o apostolo
Paulo a injustiça,o pecado e a omissão diante da violência prejudicam a criação
,observando por uma ótica ecológica podemos dizer que ganância e consumismo seriam
os consequentes malefícios que açoitam a criação que anseia por libertação.
A natureza nos faz
pensar na alegria das flores do campo que necessitam da terra ,da água e do sol
para sobreviver ,nos lembra que Deus cuida de toda sua criação inclusive do
homem que faz parte dela ,nisto formamos uma grande comunidade vivendo a graça
da solidariedade da partilha inclusive da terra ,eu se torna benção para nos.A
terra sem a água não gera frutos e a vida sem amor não se trona plena, lutar
pela justiça e pelo resgate da dignidade humana é desenhar o projeto divino de
vida.
A água é vista sempre
como elemento purificador utilizado de forma simbólica em praticas e rituais de
iniciação, representando a purificação e o renascer da fé.Podemos perceber que
uma ética solidaria esta ligada o sacramento do batismo, mas ao mesmo tempo
esta ligada a esta purificação pela água uma ética solidaria e critica para
todos os grupos sociais, pois Deus nos da tudo que temos e somos nele vivemos
nos movemos e existimos.
Devemos aprender com
a grandeza da criação de Deus, como cristo se ateve a contemplar os lírios do
campo para ensinar lições através deles a seus discípulos também nos devemos
apreciar o grande jardim do senhor que é a terra e desta criação de Deus
aprender lições, compreendendo que fazemos parte da totalidade da criação.
Ricardo Adriano Skalinski.
Ricardo Adriano Skalinski.
REIMER, Ivoni R. Ecologia cuidar da vida e da integralidade da criação. São Paulo: Paulus,2006.
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