Ecologia e Cristianismo

No mundo moderno globalizado assistimos o surgir de um mundo sem alma ,e que por sua vez tenta por destruir a alma de toda criação ,devido a vários fatores como a exploração desordenada dos recursos naturais o desrespeito aos eco sistemas somado a o crescimento da população mundial e com ela o das populações carentes ,nossa casa com vê se ameaçada e esta situação nos leva a refletir sobre a conexão de Poder ,economia ,política social,teologia e ecologia para tecer uma hermenêutica  ecológica dos textos bíblicos para aprofundarmos o tema ecologia tanto no antigo como no novo testamento.
Hoje se faz necessário que entendamos que fazemos parte de um conjunto maior,por isto devemos cuidar bem de nosso planeta para percebermos nosso lugar dentro do todo .na visão antropocêntrica moderna a terra nada mais é do que um espaço a ser explorado até as ultimas consequências dentro de uma visão ecológica deve se encarar a terra como o lar comum de todos os seres e também morada de Deus.
Através desta ótica podemos ler os textos bíblicos e visualiza lo com uma perspectiva ecológica.
No livro do gêneses podemos perceber o lugar adequado reservado a espécie humana ,no domínio da criação mas também no cuidado da mesma.
Seguindo a sagrada escritura vemos mais adiante no livro do deuteronômio a recomendação ecológica de Deus ao povo de Israel ,quando orienta aos hebreus que ao encontrarem um ninho de pássaros que apanhassem os ovos mas deixassem viva a mãe pássaro dona do ninho.
O mito é uma linguagem utilizada para expressar as convicções de um povo, também o povo de Israel utilizou se desta linguagem mítica para expressar sua fé ,e sua visão da criação do universo ,muito provavelmente baseada em mitos de outras culturas que permeavam seu tempo.
Na visão hebraica vemos uma narrativa mítica onde o Deus Yahveh, realiza todo o processo de criação, extraído o homem da terra (barro)e o criando a sua imagem e semelhança e designando ao homem a dominação da criação .
Em Gn 2-3 podemos encontrar a contraposição do binômio “sujeitar e dominar” pelo binômio “cultivar e guardar” e assim homem e mulher se tornam a imagem do Deus criador.
Já o lugar do homem neste contexto é de criatura que ao contrario do criador tem sua vida limitada, é conferida a ele a tarefa de administrar e cuidar da criação usufruindo dela com responsabilidade.
No novo testamento torna se mais difícil de perceber uma mensagem ecológica, mas o senhor Deus e em alguns momentos referenciado como o Deus Criador, e o apostolo Paulo afirma que o Poder de Deus é reconhecido desde o inicio da criação através das coisas eu por ele foram criadas. A uma forte distinção entre o Criador e a criatura, e apresenta a criação ansiosa na expectativa de ser libertada pelo messias.
Segundo o apostolo Paulo a injustiça,o pecado e a omissão diante da violência prejudicam a criação ,observando por uma ótica ecológica podemos dizer que ganância e consumismo seriam os consequentes malefícios que açoitam a criação que anseia por libertação.
A natureza nos faz pensar na alegria das flores do campo que necessitam da terra ,da água e do sol para sobreviver ,nos lembra que Deus cuida de toda sua criação inclusive do homem que faz parte dela ,nisto formamos uma grande comunidade vivendo a graça da solidariedade da partilha inclusive da terra ,eu se torna benção para nos.A terra sem a água não gera frutos e a vida sem amor não se trona plena, lutar pela justiça e pelo resgate da dignidade humana é desenhar o projeto divino de vida.
A água é vista sempre como elemento purificador utilizado de forma simbólica em praticas e rituais de iniciação, representando a purificação e o renascer da fé.Podemos perceber que uma ética solidaria esta ligada o sacramento do batismo, mas ao mesmo tempo esta ligada a esta purificação pela água uma ética solidaria e critica para todos os grupos sociais, pois Deus nos da tudo que temos e somos nele vivemos nos movemos e existimos.

Devemos aprender com a grandeza da criação de Deus, como cristo se ateve a contemplar os lírios do campo para ensinar lições através deles a seus discípulos também nos devemos apreciar o grande jardim do senhor que é a terra e desta criação de Deus aprender lições, compreendendo que fazemos parte da totalidade da criação. 

Ricardo Adriano Skalinski.

Comentários

  1. REIMER, Ivoni R. Ecologia cuidar da vida e da integralidade da criação. São Paulo: Paulus,2006.

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